Cirurgia Periodontal Estética

Um belo sorriso é uma obra da natureza. Muitas pessoas tem um belo sorriso naturalmente, mas algumas vezes é preciso uma ajudinha do cirurgião-dentista. O ideal para um sorriso é mostrar um contorno e proporção adequada entre os dentes e a gengiva, ou seja, entre o branco e o vermelho. 

Nós sabemos identificar um belo sorriso, mas para o leigo é difícil muitas vezes identificar o porquê. A ciência explica: existem proporções áureas em um sorriso, e é justamente o que nos agrada. É importante para a beleza do sorriso a quantidade de exposição de dentes, do comprimento da parte branca de cada dente, do contorno gengival de cada dente, das linhas de profundidade de entre os dentes, e principalmente o quanto de gengiva aparece no sorriso. 

A cirurgia do sorriso, ou gengivectomia, vem justamente dar essa contribuição. Muitas vezes o paciente quer fazer “lentes de contato” sobre os dentes, para melhorar o seu sorriso, mas isso só será possível depois que o paciente melhorar o contorno da gengiva, e dessa forma conseguir proporções adequadas. Uma outra situação é quando o paciente remove o aparelho ortodôntico e precisa melhorar esse contorno gengival, pois o tratamento ortodôntico modifica a posição dos dentes e, consequentemente, modifica o contorno gengival. O planejamento é extremamente importante para esse tipo de procedimento, e o resultado é bastante previsível e satisfatório.

Cirurgia Periodontal Estetica1

Outro tipo de problema comum em pacientes e que tem solução são as retrações gengivais. Traumas de escovação (excesso de força), dentes mal posicionados e traumas oclusais são normalmente os fatores causais. As retrações normalmente causam sensibilidade dentária devido a exposição de parte da raiz, que é extremamente sensível. Após a eliminação e modificação de hábitos, o paciente pode então ser submetidos a procedimentos que visam a reconstrução do tecido gengival perdido.

Os procedimentos de recobrimento radicular, como são chamados esses procedimentos, são procedimentos delicados e que normalmente utilizam enxertos conjuntivos removidos do palato do paciente. Cada caso deve ser cuidadosamente avaliado quanto à indicação e previsibilidade de sucesso. O resultado é muito interessante. 

Cirurgia Periodontal Estetica2

Retração antes e depois do procedimento de enxerto conjuntivo.

Caso essas sejam situações parecidas com a sua necessidade, ou você tem muitas dúvidas a respeito do tema, consulte um periodontista, ele poderá avaliar adequadamente seu caso e lhe propor a melhor solução.

Dra. Graziele Togni

Especilalista em Odontopediatria

Especialista em Periodontia

logon

Contatos

Email
contato@togniodontologia.com.br
Consultório
Av. Boqueirão, 667 - Igara, Canoas - RS, 92410-350

Telefones

Telefones
(51) 3051.1340
(51) 3477.1340

Pesquisar