Lentes de Contato

Lentes de contato dental / Facetas / Laminados

Você tem medo de sorrir?

Saiba que a odontologia pode fazer muito por você!

Os procedimentos destinados à estética evoluíram muito nesses últimos anos, minimizando os desgastes dentários e tornando mais prático e simplificados os procedimentos. 

Mas o que é lente de contato dental?

Bom, lente de contato dental é uma peça muito fina e delicada de cerâmica que aplicamos sobre o dente e por ser tão fina, parecendo com uma lente de contato, recebe esse nome. Antigamente falávamos facetas e laminados cerâmicos e o que de fato ocorre é uma diferença de nomenclatura em relação à quantidade de desgaste realizado no dente e espessura da peça cerâmica. Uma informação importante é que as vezes a quantidade de desgaste a ser feita não depende somente de escolha do paciente, pois dependendo da muito a situação do dente, por exemplo, se ele tem tratamento de canal e restaurações extensas.

Por que fazer esse tipo de tratamento?

A grande vantagem desse tipo de tratamento se refere a possibilidade de modificar sorrisos, deixando os dentes mais claros ou melhorando o seu formato. É um procedimento que se torna bastante interessante quando realizamos em um grupo de dentes como, por exemplo, nos 6 dentes anteriores (de canino a canino). Colocar em apenas um dente ou dois dentes não otimiza o resultado. 

Outra questão importante se refere a cor do dente. Isso com certeza é uma das principais vantagens desse tipo de procedimento. Como comentamos na parte que se refere a clareamento dental, a mudança da cor do dente através de clareamento pode não ser tão satisfatória como é o desejo do paciente. A vantagem do material cerâmico é que ele pode ser elaborado em tons muito mais claros em relação ao que é o dente natural, o que normalmente é o desejo do paciente, além de apresentar uma excelente estabilidade de cor, não pigmentando ou mudando de cor com o tempo, diferentemente de como ocorre com o clareamento dental, que acaba pigmentando novamente ao passar do tempo. Portanto, se você deseja dentes brancos e com uma grande previsibilidade estética, esse tipo de tratamento com cerâmica é a indicação.

Uma das grandes evoluções na odontologia tem sido a incorporação de meios digitais para o planejamento. Poder desenhar o sorriso do paciente de acordo com o seu formato do rosto ou o seu desejo facilita muito a expectativa quanto ao resultado. Os próprios processos de fabricação das peças de cerâmica se tornaram mais simples e mais precisos, uma vez que são utilizadas máquinas fresadoras para fabricar as peças a partir de modelos digitais.

lentedecontato1

Planejamento digital, mostrando o antes e depois, virtualmente. Observe que para chegar a um resultado harmonioso é necessário uma cirurgia de correção da gengiva, conforme a primeira imagem.

Como eu faço para conseguir um sorriso perfeito?

Começamos por uma boa avaliação. É necessário ter uma ótima compreensão sobre as expectativas do paciente e passar algumas limitações que os tratamentos podem apresentar. Felizmente não é muito difícil chegar ao resultado esperado pelo paciente, mas normalmente não é uma tarefa tão rápida, exige tempo para planejamento. Alguns dentes podem impor certas limitações, mas nada que impeça a realização do tratamento. Algumas vezes correções no contorno da gengiva são necessárias para conseguir um alinhamento adequado, com proporções dentárias corretas, que para um leigo podem passar desapercebido, mas fazem muita diferença na harmonia final.

lente decontato2

  Caso antes (esquerda) e depois (direita) das lentes de contato. Observe como os dentes confeccionados deram maior harmonia no sorriso da paciente assim como a cor mais branca chamou mais a atenção ao sorriso. Um resultado belíssimo.

logon

Contatos

Email
contato@togniodontologia.com.br
Consultório
Av. Boqueirão, 667 - Igara, Canoas - RS, 92410-350

Telefones

Telefones
(51) 3051.1340
(51) 3477.1340

Pesquisar