O que é Periodontia?

A Periodontia é a especialidade da odontologia que cuida da saúde dos tecidos em torno dos dentes, osso e gengiva. Uma estrutura muito nobre e fundamental para se ter saúde na boca. Por isso, a maioria dos tratamentos começam por uma abordagem periodontal, dando condições para realizar qualquer tipo de tratamento com previsibilidade. O tratamento periodontal tem por finalidade tratar os processos de infecção e inflamação gengival, devolvendo saúde aos dentes e à gengiva. Um dos sinais de alerta mais importantes para o paciente, é a presença de sangramento espontâneo na gengiva ou quando realizamos a higiene dental. Com certeza, esse é o momento correta para você procurar um profissional.

p1            (doença)         (saúde)

Diferença entre um sorriso com doença e com saúde

Como é realizado o tratamento?

Primeiramente, para poder tratar a doença é preciso entender o que a causa. O acúmulo de placa bacteriana (conhecido como biofilme dental) no contorno dos dentes, e se essa não for removido ao longo de alguns dias, será o suficiente para causar uma inflamação na gengiva. Não sendo removida brevemente, essas colônias de bactérias poderão passar por um processo de calcificação, formando o conhecido cálculo dental, agravando ainda mais a inflamação na gengiva. O problema causado por essa inflamação persistente é justamente a progressão da inflamação da gengiva mais superficial para a parte mais profunda, o que irá comprometer os tecidos que dão suporte ao dente, principalmente estrutura óssea. Nessas situações, o paciente apresenta sangramento espontâneo ou na escovação.  Em alguns casos especiais, doenças sistêmicas (diabetes, alterações hormonais ou imunológicas) e disfunções relacionadas a saúde geral, podem agravar ou facilitar o desenvolvimento dessa doença, tornando o paciente mais susceptível e dentro de um grupo de risco. Outro fator de risco muito importante para a doença é justamente o cigarro. Este que já é o vilão de tantas outras doenças, para a boca não seria diferente. Dependendo do tempo e da quantidade diária de consumo, a exposição à esse fator de risco compromete muito a qualidade da resposta do nosso corpo à agressão causada pela placa bacteriana na gengiva.

Portanto, o tratamento baseia-se na remoção dos fatores que causam o problema e depois na manutenção preventiva com uma boa escovação. A limpeza das superfícies dos dentes ocorre através de raspagens das áreas afetadas, que podem ser realizadas em uma ou mais sessões. E o mais importante, a orientação personalizada de cada paciente, para gerar mudanças de hábitos que favoreçam o auto-cuidado.

Então, para o tratamento periodontal ter sucesso, precisamos que o paciente compreenda o desenvolvimento da doença e depois realize a sua tarefa diária de uma boa escovação. E finalmente, retorne periodicamente ao profissional especializado para manter a doença sob controle.

Gengivite

p2Gengivite é uma inflamação que se estabelece na gengiva, não atingindo os tecidos mais profundos, como o osso e o ligamento periodontal. A placa bacteriana que se forma próxima a gengiva e que não é removida, causa uma reação inflamatória, o que ocasiona sangramento. Isso serve como um sinal de alerta importante, pois onde está ocorrendo o sangramento o paciente não está conseguindo escovar corretamente os dentes. Com uma correta instrução de higiene esse quadro é revertido rapidamente, sem prejuízos à gengiva ou ao dente. Entretanto, caso o paciente não passe a dar mais cuidado aos locais que estão sangrando, a doença que pode passar a se desenvolver é a periodontite.

Periodontite

Periodontite é uma inflamação que acomete os tecidos que dão suporte e proteção ao dente. Como dito anteriormente, uma evolução do quadro de gengivite quando a essa não é dada a devida atenção. É uma doença, que na maioria dos casos é de natureza crônica, ou seja, tem uma evolução lenta (muitos anos), o que explica o fato de muitos pacientes perderem os dentes quando estão com mais idade, justamente por não procurarem atendimento. O tratamento consiste na raspagem das raízes dos dentes, abaixo da gengiva, para remover toda a infecção (placa bacteriana e cálculo dental) que ali persiste, dando condições de diminuir a inflamação presente, e dessa forma possibilitar uma cicatrização.

p3Dente que apresenta periodontite. Presença de sangramento e perda de tecido ósseo.

logon

Contatos