Prevenção

Prevenção

pre1

Realizar tratamento preventivo é essencial para sua saúde bucal. Visitar seu dentista com regularidade permite que os problemas sejam diagnosticados em seu estágio inicial. Lesões de cárie e inflamações na gengiva são os principais problemas avaliamos nas consultas de prevenção.

Muitos pacientes já vêm com alguma observação sobre algum dente. Manchas escuras, pontas afiadas em algum dente, o fio dental que desfia quando passar, gengiva que sangra, são as mais frequentes observações. 

Com que frequência devo ir ao dentista?

Na verdade, essa não é uma pergunta tão simples quanto parece. Como cada paciente tem uma maneira de se cuidar, e alguns tem maior susceptibilidade a ter problemas em relação a outros, fica difícil ter um padrão generalista. O ideal é o próprio dentista, com quem já se tenha experiência, estabelecer o intervalo entre as consultas. Conhecendo os seus problemas e a sua frequência é possível diagnosticar esses antes que surjam novamente. 

Como deve ser a minha escovação?

Essa é uma pergunta de certa forma particular, individual. Como assim? Muitos pacientes quando vêm ao dentista já chegam dizendo que escovam os dentes 3x ao dia. Bom, você pode até escovar os dentes 20x ao dia, mas de nada vai adiantar se você estiver escovando de forma errada. Quando vamos orientar para uma escovação correta, certas pessoas ficam um pouco constrangidas ao perceber que depois de tantos anos de vida não conseguem fazer uma escovação da forma correta, mas isso por que não tiveram uma orientação adequada. O importante é observar aonde o paciente não está sendo eficiente em sua escovação e tentar corrigi-lo. Nos últimos anos houve uma evolução muito grande em relação a escovas, cremes dentais e acessórios, e isso facilita muito para o paciente se adaptar da forma mais correta. Portanto, não existe uma fórmula que valha para todos, cabe ao dentista saber fazer essa avaliação em relação as necessidades dos pacientes, e ao paciente tentar reproduzi-la com a frequência necessária. 

pre2

Que tipo de prótese dentária deve-se tomar mais cuidado?

Outra pergunta que não é tão simples de responder. No entanto, eu chamaria atenção aos pacientes que usam próteses. Próteses em geral merecem um cuidado especial. Próteses móveis são mais fáceis de cuidar, por um motivo claro. Próteses que são fixas aos dentes, essas sim merecem um cuidado especial. O que acontece é que próteses fixas (coroas, facetas e pontes fixas) podem causar alguma dificuldade para higienizar, e como má higiene pode causar inflamações gengivais e cárie, isso merece uma atenção redobrada por parte do paciente e do dentista.

Como é o cuidado em relação aos implantes?

Pacientes que tem implantes dentárias que ter os mesmos cuidados que qualquer outro paciente. Como implantes dentários não dão cárie nem tratamento de canal, a nossa lista de problemas acaba diminuindo. Mas os cuidados em relação a saúde das gengivas devem ser redobrados. Como o tecido gengival que circunda o implante dentário tem um comportamento diferente em relação ao dente, é muito importante ter uma dedicação maior quando se faz a higiene bucal. 

Pacientes que usam próteses sobre implantes extensas e parafusadas (chamadas de próteses protocolos) devem fazer uma manutenção mais frequente, pois a dificuldade de se manter limpa a região da prótese é bem maior. É preciso ir ao dentista para que ele remova a prótese e faça a higiene nas regiões mais inacessíveis. A frequência é determinada pelo dentista em função do grau de dificuldade que o paciente apresenta. Manutenções preventivas, como troca de parafusos, são muito importantes para o correto funcionamento da prótese.

A dica é.....

Fazer a prevenção é bem mais simples e acaba saindo bem mais barato do que resolver os problemas depois que eles aparecem. Marque sua consulta e mantenha uma regularidade em suas visitas ao dentista. Esse é o caminho para uma boca saudável.

logon

Contatos

Email
contato@togniodontologia.com.br
Consultório
Av. Boqueirão, 667 - Igara, Canoas - RS, 92410-350

Telefones

Telefones
(51) 3051.1340
(51) 3477.1340

Pesquisar